Sou Paciente

O que é Ortodontia?

Ortodontia é a especialidade  da Odontologia que objetiva orientar o desenvolvimento do aparelho mastigatório e corrigir anormalidades dento-faciais. Neste tratamento o Ortodontista utiliza-se de acessórios, os chamados aparelhos ortodônticos, que atuam movimentado os dentes até corrigir seu posicionamento.

 

Como funcionam os aparelhos?

Os aparelhos ortodônticos promovem forças sobre os ossos da face e/ou sobre os dentes. Esta força é capaz de redirecionar o crescimento dos maxilares corrigindo ou melhorando os problemas esqueléticos (ósseos). Quando aplicada sobre os dentes, a fina membrana fibrosa que envolve a raiz destes promove remodelação óssea permitindo o movimento orientado dos dentes através do osso.

O tipo de aparelho a ser usado e o tempo de tratamento variam dependendo da idade do paciente, da severidade da maloclusão e da complexidade do problema.

Para que o tratamento tenha sucesso é muito importante a colaboração do paciente no comparecimento às consultas agendadas, nos cuidados de higiene e com seu aparelho, evitando quebras.

Apesar das recentes inovações tecnológicas, não são os aparelhos o fator mais importante do tratamento, mas o modo como eles serão utilizados em você, ou seja, o conhecimento do Ortodontista é que trará o benefício desejado.

 

Qual a idade ideal para iniciar o tratamento ortodôntico?

A idade ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico dependerá de cada caso. Os princípios biológicos são os mesmos em todas as idades, porém, existem tratamentos, principalmente dos problemas esqueléticos, que são melhor realizados se iniciados enquanto há crescimento. Uma avaliação precoce pode indicar o momento oportuno para iniciar o tratamento. O ideal é que os pais realizem a primeira consulta de seus filhos com o Ortodontista por volta de 4 anos de idade.

Os adultos e idosos também podem beneficiar-se corrigindo a posição de seus dentes, tornando a mastigação e a estética mais agradáveis. A Ortodontia pode trazer grandes benefícios reposicionando os dentes para a posterior reabilitação com próteses/implantes. Além disso, as desarmonias esqueléticas (ósseas) podem ser corrigidas cirurgicamente, com prévio preparo ortodôntico.

 

Ortodontia só com especialista!

O Ortodontista é um Cirurgião-dentista que após concluído o curso de Graduação em Odontologia fez um curso de pós-graduação em Ortodontia, recebendo o titulo de Especialista na área.

A escolha correta do profissional que realizará seu tratamento é de suma importância. Muitos profissionais sem formação na área realizam tratamentos ortodônticos.

TODOS os associados da ABORSC são especialistas em Ortodontia e Ortopedia Facial, ou Ortodontia, com registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Procure seu ortodontista Aqui

+55 (47) 99259-6086

Avenida Brasil, nº 177 - Centro
Balneário Camboriú / SC
CEP 88330-040